Política Editorial

Escopo

A Revista Temas de integração da Associação de Estudos Europeus de Coimbra (AEEC) é uma publicação científica especializada em questões relativas às diversas formas de governança internacional, com especial enfoque na integração regional na Europa e em outras regiões do mundo. A Revista procura contribuir para a reflexão interdisciplinar avançada nesta área, respeitando os princípios de imparcialidade e rigor científico. Destina-se a todos os interessados em contextos públicos ou privados, académicos ou profissionais, empresariais ou associativos, que queiram compreender a complexidade e os desafios deste domínio.

Acesso Aberto

O conteúdo da Revista está disponível gratuitamente em formato digital, sem custos para os leitores e sem cobrar quaisquer taxas para processamento de artigos aos autores. Os utilizadores têm permissão para ler, descarregar, pesquisar, criar ligações para os textos completos dos artigos, ou utilizá-los para referência, sem necessidade de autorização prévia da editora ou do autor, mediante identificação completa da autoria e edição.

A Revista Temas de Integração não cobra dos autores quaisquer taxas para processamento de artigos.

Direitos de Autor

A Revista Temas de Integração utiliza o modelo de licenciamento não exclusivo. Os autores apenas concedem à Revista uma licença não exclusiva para publicar e distribuir os artigos.

Originalidade

Os artigos submetidos para publicação devem conter material original que não tenha sido publicado, total ou parcialmente, nem submetido ou aceite para publicação noutras revistas ou capítulos de livros.

Permissões para Publicação de Conteúdos

Eventuais permissões que sejam necessárias para publicação de conteúdos incluídos no manuscrito devem ser obtidas pelos autores antes da submissão à Revista.

Independência de Opinião

As opiniões expressas nos artigos são de exclusiva responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do Editor, da AEEC ou da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Modelo de Submissão

Os trabalhos a submeter no âmbito de uma chamada para publicação (call for papers) devem respeitar as regras do edital correspondente.

Verificação inicial de compatibilidade

Após a submissão, os artigos passam pela verificação inicial de compatibilidade com o escopo da Revista e seleção conforme as regras de submissão. Nesta etapa os artigos podem ser recusados ou podem ser sugeridas adequações pela coordenação executiva da Revista.

Revisão Anónima por Pares

Os trabalhos submetidos não devem conter quaisquer referências aos respetivos autores, de forma a assegurar a revisão anónima por pares.

Durante o processo de revisão, os autores poderão receber a das seguintes deliberações: (a) Aceitar, quando o manuscrito puder ser publicado sem qualquer revisão; (b) Aceitar mediante revisão, quando seja possível solicitar ao autor que realize alterações ao manuscrito antes da decisão final. Estas alterações podem incluir tanto revisões significativas relacionadas com a abordagem metodológica e o enquadramento teórico, como revisões menores, designadamente ajustes de formatação; e (c) Não aceitar, quando for considerado que o artigo apresenta problemas que não podem ser resolvidos em sede de revisão.

A revista poderá integrar artigos de autores cujo amplo reconhecimento internacional justifique que não seja realizada a revisão anónima por pares.

Casos omissos

Os casos omissos serão resolvidos pelo Conselho Coordenador da Revista.

Política de Ética

 A Revista Temas de Integração pauta-se por uma ética de responsabilidade de autores e revisores. Plágio, publicação redundante, violação de direitos autorais, desrespeito de princípios éticos e falta de rigor científico ou outras ocorrências similares não serão admitidos na revista. Artigos que, posteriormente à publicação, se revelem antiéticos, enganosos poderão, a qualquer momento, ser suprimidos e retirados de circulação pela Revista ou pela Editora.

Deveres básicos dos autores

  1. Assegurar o respeito da integridade científica dos textos, imagens, ou dados de base em que se baseia o seu contributo enviados para publicação.
  2. Detalhar o contacto do autor correspondente que será responsável por todas as comunicações com a equipa editorial e a Revista, incluindo questões éticas que possam surgir, antes ou depois da publicação do trabalho.
  3. Prevenir qualquer conflito de interesses.
  4. Indicar claramente e referenciar no manuscrito todas as fontes de dados e produção científica de terceiros.
  5. Identificar material de terceiros incluídos no artigo e obter a permissão para utilização antes da submissão do artigo.
  6. Colaborar com a equipa editorial sempre que solicitado.