A Temas de Integração é uma revista académica com revisão por pares que abrange uma ampla gama de temas relacionados com a integração europeia e regional. Em formato digital e acesso aberto a revista adota uma perspetiva transnacional, multidisciplinar e comparativa. a Revista Temas de Integração acolhe contribuições originais em áreas como o direito, estudos europeus e internacionais, economia, ciências sociais e políticas, bem como outras disciplinas interessadas no processo de formação de espaços regionais no contexto mundial.

Professor Doutor Manuel Lopes Porto

Tenho um grande gosto em escrever umas palavras de boas-vindas aos leitores da revista Temas de Integração, decorridos quase três décadas desde a sua criação, tendo em conta o que ela tem significado e continuará a significar.
Foi criada em boa medida pela Associação de Estudos Europeus da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, que em 1983, ainda bem antes da entrada de Portugal nas Comunidades, criou um dos primeiros Cursos de Estudos Europeus do nosso país. Assim aconteceu para se corresponder à necessidade de se facultar a várias gerações o conhecimento de uma realidade que iria ter um grande relevo nas nossas vidas, muito em particular na nossa atividade económica.
E tendo-se naturalmente também em vista chegar a muitos outros interessados, mesmo a quem ia concluindo a frequência do Curso, em 1996 foi criada a revista Temas de Integração.
Julgamos tratar-se de uma revista com um lugar marcante no nosso quadro editorial, como revista dedicada à temática da integração; valendo a pena sublinhar que desde o seu início teve uma estreita parceria com o Brasil, logo na sua instituição.
Assim acontece tratando-se de uma revista que ao longo das décadas tem vindo a considerar o papel importante dos espaços de integração, em particular da União Europeia e do MERCOSUL. Mas estamos agora a ampliar grandemente essa abrangência espacial, enveredando por uma clara maior internacionalização do público e dos colaboradores da revista; alargando as visões sobre os espaços de integração, num mundo global em que, com realismo, só com as suas dinâmicas poderemos ter um desenvolvimento maior e uma maior aproximação entre as pessoas.

European Research Council
“Open Science encourages collaboration across academia, industry, public authorities, and citizen groups. When these groups are invited to participate in the research and innovation process, creativity and trust in science increases. This engagement process leads to greater transparency in the research process, greater potential impact of research, more efficient research processes and opportunities for global scientific collaboration.”

Sede e Redação
Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra – 3004-528, Coimbra – PORTUGAL

E-mail
temasdeintegracao@fd.uc.pt