Lançada em 1996, a Revista Temas de Integração surgiu de uma iniciativa conjunta entre a Associação de Estudos Europeus da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (Portugal) e o Programa de Mestrado em Direito da Integração da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil). Sob a direção de Manuel Porto e Francisco Amaral, a publicação foi inicialmente concebida para abordar e aprofundar aspetos diversificados dos movimentos de integração, com ênfase na União Europeia e no Mercosul.
Na década de 1990, o lançamento da Revista visava colmatar a lacuna causada pela ausência de publicações regulares sobre integração em Portugal e no Brasil. Propondo um diálogo académico multidisciplinar, a primeira edição explorou temas de direito, economia e política, enfatizando a relevância da União Europeia e do Mercosul, para além de sublinhar a importância das relações transatlânticas.
A partir do terceiro ano, marcado pela memória e pelo legado de Francisco Lucas Pires, a revista passou a centrar-se em questões institucionais, integrando as noções de cooperação e integração à clássica conceção de soberania. Fonte de inspiração para a Revista, este eminente jurista portugues e deputado no Parlamento Europeu desempenhou um papel fundamental na missão de levar temas de integração a um público mais diversificado, defendendo uma União Europeia não só economicamente mais integrada e mais forte, capaz de responder aos legítimos anseios de bem-estar da sua população e aos desafios da globalização, mas também mais coesa e justa, contribuindo para os objetivos político-sociais de Portugal.
Com a globalização a assumir um papel central no início do século XXI, a revista expandiu o seu foco para além das questões institucionais. Os efeitos económicos, culturais e tecnológicos dos processos de integração na formulação de políticas públicas e no comércio internacional passaram a ser amplamente analisados. Temas como o impacto do Tratado de Nice na União Europeia, o fortalecimento do Mercosul e as conexões entre estes tópicos e os desafios institucionais e económicos globais, ganharam destaque. A relação entre universidades e processos de integração também foi abordada, evidenciando o papel das instituições académicas na promoção do diálogo e no avanço do conhecimento sobre a integração contexto global em transformação.
Nos anos 2000, a colaboração entre autores brasileiros e portugueses consolidou a Revista Temas de Integração como um espaço aberto para análises comparativas entre economias emergentes e blocos tradicionais, incluindo as relações com mercados como o chinês.
Em 2007, os 50 anos do Tratado de Roma foram celebrados com reflexões sobre os limites e os desafios futuros da União Europeia num mundo globalizado. Seminários de verão e colaborações internacionais enriqueceram os conteúdos, ampliando o alcance e a relevância académica da revista.
A partir da década de 2010, a revista deu prioridade a temas globais urgentes. Questões climáticas e sociais assumiram protagonismo, com análises sobre o comércio global, a sustentabilidade e as interseções entre o direito e as mudanças climáticas. Além disso, os impactos de crises globais, como a dos refugiados e os desafios do Brexit, bem como as transformações institucionais e económicas na União Europeia, foram amplamente explorados.
Comemorando quase três décadas de existência, em 2024 a revista adotou o formato digital e de acesso aberto, ampliando o seu alcance global. A estreia deste novo formato destacou a justiça climática como tema central, reunindo contribuições de académicos de todo o mundo na edição 44, que incluiu artigos sobre justiça ambiental, o papel das organizações internacionais e as interseções entre direitos humanos e governança ambiental.
Assim, a Revista Temas de Integração chegou ao presente celebrando parcerias internacionais que conectam autores de diferentes continentes e culturas, promovendo a diversidade linguística, e adaptando-se continuamente às questões contemporâneas. Mantendo sempre o compromisso de abordar temas emergentes de relevância para a sociedade no âmbito da integração.
Objetivos e Escopo
A Revista Temas de Integração é dedicada a promover uma compreensão profunda e multidisciplinar sobre os processos de integração regional e europeia. Com uma abordagem transnacional, a publicação acolhe estudos originais nas áreas do direito, economia, ciências sociais, políticas e outras disciplinas afins, proporcionando uma reflexão avançada sobre a formação de espaços regionais na economia global. A revista visa fomentar a paz, a justiça, prosperidade e sustentabilidade, destacando a importância dos processos de integração internacional. Desde a edição número 44, a revista ampliou seu alcance internacional, aceitando artigos em português, espanhol, francês e inglês, e adotou o modelo de acesso aberto para disseminar amplamente o conhecimento.
O escopo da "Temas de Integração" inclui uma vasta gama de temas que ultrapassam fronteiras nacionais, abordando questões de governança e desenvolvimento regional. Comprometida com a imparcialidade e o rigor científico, a revista é relevante tanto para académicos quanto para profissionais das áreas pública e privada, interessados em compreender os desafios e complexidades da integração regional. A revista destaca-se pelo seu papel crucial na promoção do diálogo interdisciplinar e na disseminação de investigações que contribuem significativamente para o entendimento dos processos de integração, como União Europeia e Mercosul.
Ficha Técnica
Propriedade
Associação de Estudos Europeus de Coimbra (AEEC)
Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra - 3004-528, Coimbra – Portugal
NIPC 503 751 065
Tel.: +351 239 833 451 (Chamada para a rede fixa nacional) | +351 96 443 55 43 (Chamada para rede móvel nacional)
aeec@fd.uc.pt
Sede e Redação
Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra - 3004-528, Coimbra – PORTUGAL
Título da Revista e título abreviado
Revista Temas de Integração - RTI
Edição, Distribuição e Assinatura
Edições Almedina, SA
NIPC 501263888
Rua Fernandes Tomás, nos 76, 78 e 80 - 3000-167 ,Coimbra - Portugal Tel.: 239 851 904 | Fax: 239 851 901
editora@almedina.net
www.almedina.net
Periodicidade
Anual